quarta-feira, 10 de julho de 2013

WIKILEAKS: 25 PAÍSES FAZEM ESPIONAGEM EM MASSA

Brasil está entre as nações que fariam, secretamente, interceptações telefônicas. Empresas de inteligência conseguiriam rastrear a localização de qualquer pessoa.

Publicado em 02/12/2011
Reprodução/Wikileaks

O site Wikileaks publicou uma nota nesta quinta-feira (1º) em que afirma que 25 países, entre eles o Brasil, fazem atualmente espionagem em massa através de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores. De acordo com “centenas de documentos” obtidos pelo site, estas nações contam com a ajuda de cerca de “160 empresas de inteligência do setor de vigilância em massa”. Além disso, o Wikileaks afirma que essas “empreiteiras” conseguem, secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem que as operadoras saibam.


“Essa indústria [de espionagem] é, na prática, irregular. Agências de inteligência, forças militares e autoridades policiais são capazes de, silenciosamente, interceptar ligações e assumir o controle de computadores sem a ajuda ou o conhecimento de empresas de telecomunicação”, diz o site. De acordo com o texto, a espionagem também acontece através de equipamentos que registram a “localização de todos celulares em uma cidade”, como um GPS. Desta forma, as empresas de inteligência conseguiriam rastrear a localização de qualquer pessoa, mesmo com o aparelho em “standy by”. 

Nenhum comentário: